Tándava. Departamento de ásana

Tándava – Departamento de ásana

  • Director: Mestre João Camacho. Coadjuvado pela Professora Anabela Duarte da Silva
A ontologia estruturante da coreografia de ásana e mudrá no Yôga Antigo:
1- A coreografia de ásana é uma prática que visa a evolução eficaz do sádhaka:
– A prática de coreografia de ásana faz-se pela repetição de gestos técnicos codificados.
– A repetição, neste caso, visa a uma realização perfeita da técnica e situa-se numa progressão em direcção à perfeição.
– Esta prática assenta sobre uma concepção técnica tântrica, proveniente de tempos ancestrais, o nyása, que pode ser resumida com a seguinte frase: “Na coreografia, o yôgi é o ásana”
– A procura do modelo ideal de execução de ásana origina, em simultâneo, uma rigidez técnica, sequência pré-ordenada, e uma mobilização de energia considerável.
– A coreografia de ásana é um meio privilegiado de manutenção e de transmissão de uma tradição muito antiga.
João Camacho in Ásana. Procedimentos orgânicos
O executante perfeccionista, preso à técnica, tende, muitas vezes, a deter-se no perfeccionismo e no tecnicismo, querendo o mais, querendo e necessitando de mostrar a maestria corporal. O Mestre, por sua vez, insiste no menos. O corpo do Mestre procede e propõe por omissão. Está ali no seu enunciado. O corpo do Mestre está marcado pela idade, pelos anos de estudo, pelas práticas a que foi submetido, pelas escolas seguidas, pelas experiências passadas. Mas que já são, tão só, vestígios, que emergem, por vezes, vindos não se sabe de onde, aqui e ali, nesta e naquela proposta de coreografia, de movimento, de execução de ásana. Vestígios que não se impõem ao Mestre, nem aos que o seguem. São apenas uma memória de experiência passada resultante. Nestes vestígios, tudo o que é superficial perdeu-se, na omissão resultante da evidência do que é profundo. Por isso o Mestre aprende a cada instante: o ensinar ensina-o.
João Camacho, in Ásana. Procedimento orgânico

Rája trikônásana. Ásana do mês de Novembro de 2018. Modelo Professora Anabela Duarte da Silva, a demonstrar Virabhádra namaskára durante a conferência Yôga – uma filosofia ancestral

álbum “Coreografia de ásana e mudrá – Ísis. Orçamento participativo

Coreografia de asana e mudrá da Ísis, filha da Professora Anabela Duarte da Silva. Coreografo: Mestre João Camacho. Apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019. O projeto vencedor do OP 2019 da Junta de Freguesia foi o projeto Educa +, apresentado pelo MAPPE, e que engloba diversas atividades formativas e educativas para a comunidade educativa, bem como a implementação do yoga em algumas turmas das escolas do 1º. ciclo das escolas da freguesia. Estiverem presentes o Mestre João Camacho que apresentou o Yôga e a Prof.ª Anabela Duarte da Silva que ministrou a aula.

 

 

 

 

Se quiser iniciar a sua prática de Yôga poderá inscrever-se através do email: espaco.cultural@nossacultura.org

Estamos aguardando seu contacto. Clique aqui.