As oito principais características do SwáSthya Yôga

As principais características do SwáSthya Yôga, de acordo com Shrí DeRose, são[1]:

1. ashtánga sádhana, uma prática extremamente completa, integrada por oito módulos de técnicas;

2. a existência de regras gerais, devidamente sistematizadas;

3. sequências coreográficas de ásana[2], que resultam do resgate do conceito arcaico de sequências encadeadas sem repetição;

4. direccionamento a pessoas especiais, que nasceram para o SwáSthya Yôga. Para se tratar realmente de SwáSthya Yôga não basta a fidelidade ao método. É preciso que as pessoas sejam o público certo, jovens, saudáveis, dinâmicas e de bem com a vida. Caso contrário estarão tecnicamente praticando o método preconizado, mas, em verdade, não estarão exercendo o SwáSthya Yôga;

5. sentimento gregário. É a força de coesão que nos faz crescer e nos fortalece. É a energia que nos mobiliza para participar em todas as actividades (cursos, reuniões, festas, encontros, estágios de SwáSthya Yôga), pois isso dá-nos muito prazer. É o sentimento de gratidão que brota do nosso peito pelo privilégio de estarmos juntos e a participar ao lado de pessoas tão queridas e especiais. É o poder invisível que nos permite obter êxito em tudo o que decidamos realizar graças ao apoio com que os colegas nos brindam com a maior boa vontade. É a característica mais importante de todas, em virtude do que preserva a unidade, a integração e a integridade da nossa família.

6. seriedade superlativa. Todos os estudiosos que contactam o SwáSthya Yôga apercebem-se da superlativa seriedade que transparece dos textos, linguagem e procedimentos desta linhagem. E a seriedade manifesta-se em todos os níveis, desde a honestidade de propósitos até ao cuidado de não ser feita nenhuma doutrinação, nem de proselitismo, nem de promessas de terapia. Os instrutores e alunos de SwáSthya Yôga são e devem ser rigorosamente éticos, no Yôga, no trabalho, nas relações afectivas, na família e nas demais circunstâncias da vida;

7. alegria sincera. A alegria deve ser cultivada, pois é saudável e predispõe-nos a uma vida longa e feliz. A nossa fisionomia, esculpida pela alegria, passa a denotar mais juventude e simpatia. Não se pode conceber um praticante de Yôga sem alegria. O Yôga traz felicidade, logo o sorriso e um comportamento descontraído são inevitáveis;

8. lealdade inquebrantável. Lealdade aos ideais, aos amigos, ao tipo de Yôga, ao Mestre, são características do Yôga antigo.

 

É um Yôga que contém os elementos que fundamentam todas as outras modalidades de Yôga. Nenhuma outra modalidade é tão completa ou contém ensinamentos tão profundos. Numa primeira prática, o iniciante está imediatamente a receber ensinamentos e a praticar Ásana Yôga, Rája Yôga, Bhakti Yôga, Karma Yôga, Jñana Yôga, Laya Yôga, Mantra Yôga, Tantra Yôga, assim como os elementos constituintes das subdivisões mais modernas, nascidas desses ramos, tais como o Hatha Yôga, Kundaliní Yôga, Kriyá Yôga, Dhyána Yôga, Maha Yôga, Suddha Rája Yôga, Ashtánga Yôga, Yôga Integral e muitos outros. [3]

 

Contudo é o próprio codificador mundial a alertar que[4] embora o SwáSthya contenha em si os elementos constitutivos de todos esses tipos de Yôga, ele não é formado pela combinação daqueles ramos, pois está baseado numa tradição bem mais antiga, anterior a eles.

 

(C) Copyright, João Camacho, Yôgachárya

[1] DeRose, id., pg. 15.

[2] Posições físicas ou psicofísicas, ou técnica corporal.

[3] Shrí DeRose, op. cit., pgs. 35 e 36.

[4] Shrí DeRose, op. cit.., pg. 30.