Tantrismo

 

                         Os métodos práticos, os ritos, as técnicas que permitem ligar a experiência do Yôga com os princípios universais expressos na cosmologia do Sámkhya recebem o nome de tantrismo. Trata-se de técnicas realistas, baseadas na experiência. O tantrismo desenvolve e utiliza as possibilidades físicas, subtis e espirituais do ser humano, tendo em conta a interdependência de todos os aspectos do ser vivo e a sua correspondência com os diversos aspectos do ser cósmico. O corpo é a base, instrumento de toda a realização. Não há vida, pensamento, espiritualidade, independentes de um corpo vivo. (…)

Para o homem, o método tântrico tem por objectivo despertar, utilizar, controlar, partindo da energia enrolada no centro de base, as energias potenciais que se acham ligadas a todas as funções do corpo, digestivas, excretoras, reprodutoras do animal humano, que são a própria base da vida, mas também aos poderes latentes, percepções subtis não condicionadas pelo espaço e o tempo, poderes mágicos supra-intelectuais, espirituais, que não estão directamente sob o controle do pensamento e da vontade.

O método tântrico reproduz no homem a própria história da evolução. Parte dos mecanismos fundamentais do ser vivo para ascender às funções superiores, aos mecanismos mentais, intelectuais, e às aberturas espirituais do ser humano, a fim de controlá-los e ultrapassá-los.

Alain Daniélou, Shiva e Dionísio, pp. 131-132.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *