Biblioteca DeRose

Com uma grande coleção de livros raros voltados especialmente para o Yôga Antigo, a Biblioteca DeRose dispõem de um acervo valioso, uma ferramenta de fundamental importância para o estudo desta ancestral filosofia, uma biblioteca especializada, a maior do âmbito em Portugal, com mais de 700 volumes.

Promovemos o estudo, a prática e a vivência do Yôga.

A Biblioteca DeRose, recebe este nome, pois trata-se de uma homenagem ao codificador do SwáSthya Yôga.

Sobre esta biblioteca, criada como homenagem a Shrí DeRose, declarou este:

Sinto-me honrado por esta homenagem concedida pelo Ilustre Mestre João Camacho e pelo estimado povo lusitano que sempre me recebeu tão bem.

Em 2003, escrevi no Livro de Ouro do Palácio Pestana a seguinte mensagem:

“LOUVOR A PORTUGAL

NESTAS DÉCADAS, ENSINAR EM PORTUGAL CONSTITUIU, PARA MIM, INESTIMÁVEL PRIVILÉGIO. SENTI-ME REGIAMENTE ACOLHIDO NESTA TERRA-MÃE QUE DESDE HÁ TANTO LUZIA DAS ORIGENS A CLAMAR POR SEUS FILHOS D’ALÉM-MAR.”

Visite também Círculo de leitura do Ashram Pashupati.


 

  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º75
  • Setembro 2020
    Título: MUDRAS OF INDIA
    Autor: Cain Carrol e Revital Carroll
    Editora: SINGING DRAGON
    “Mudras of India presents 250 photographed hand mudras with detailed descriptions of technique, application, and health and spiritual benefits. Each mudra is rendered with Sanskrit name, transliteration, and English translation. The benefits of hand mudras are inexed in an easy-to-use format that covers major health concerns as well spiritual anda psycho-energetic applications. The book provides a rich insight into the cultural heritage of India mudras, and the transformative effects of these powerfull hand gestures.”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º74
    Agosto 2020
    Título: O CORPO HUMANO.
    Autor: Colectivo de autores
    Editora: Editorial Verbo
    “Um guia de orientação para o estudo do corpo humano esplendidamente ilustrado, que inclui
    – Esqueleto e músculos: a base do movimento
    – Coração: a bomba vital
    – Respiração: o sopra da vida
    – Digestão: combustível para a máquina
    – O cérebro: a sede do pensamento
    – Pelo e pêlos: uma cobertura protectora para o corpo
    – Os sentidos: a ligação ao mundo externo
    – Crescimento e desenvolvimento: do embrião ao adulto”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 73
Julho 2020
Título: POEMA DO SENHOR. Bhagavad – Guitá.
Autor: Vyassa.Transcriação, introdução, notas e glossário: António Barahona
Editora: Assírio & Alvim
“Esta tentativa de transcrição da Bhagavad Guitá destina-se especialmente a dois públicos: ao público da Comunidade Hindu de Portugal que dispõe, de hoje em diante, do seu Livro Sagrado transposto em português e em verso, à imitação das inúmeras versões para as línguas inúmeras da Índia, em que é decorado e recitado; e ao público universitário, que, até hoje, não contava na sua bibliogrfia com uma edição portuguesa que lhe facultasse, não somente um vislumbre do original (porque a mais não podemos aspirar), como também uma fiel exposição de Doutrina, em tudo conforme aos ensinamentos dos Mestres orientais e dos seus transmissores ocidentais competentes, alguns quase ignorados da Universidade, como por exemplo, René Guénon e René Daumal, que nos orientaram, respectivamente em Metafísica e Poética Hindu: esperamos que a recopilação seja judiciosa e a redacção iluminante e exacta.”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 72
Junho 2020
Título: THE STORY OF YOGA. From Ancient India to the Modern West.
Autor: Alistair Shearer
Editora: Hurst & Company
“A história reveladora de Shearer possui um elenco colorido de personagens do passado e do presente, em um conto envolvente de estudiosos e escândalos, ciência e espírito, sabedoria e desobediência. Esta é a história não contada de yoga, com verrugas e tudo.”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 71
Maio 2020
Título: Traços Alterados
Autor: Daniel Goleman e Richard J. Davidson
Editora: Temas e Debates – Círculo de Leitores
“Apesar dos nossos mentores académicos verem a nossa investigação sobre a meditação como um beco sem saída, os nossos corações diziam-nos que era um empreendimento com significado.
Tinhamos uma grande ideia: além dos estados agradáveis que a meditação pode produzir, os verdadeiros benefícios são os traços duradouros que podem resultar.
Um traço alterado – uma nova característica que resulta da prática da meditação – perdura para lá da meditação em si. Os traços alterados moldam a forma como nos comportamos na vida quotidiana e não apenas enquanto meditamos ou imediatamente a seguir.”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 70
Abril 2020
Título: Yoga Anatomy
Autor: Leslie Kaminoff
Editora: Human Kinetics
See inside every yoga pose! With clear, expert instruction and full-color, detailed anatomical drawings, Yoga Anatomy depicts the most common asanas to provide a deeper understanding of the structures and principles underlying each movement and of yoga itself.
From breathing to standing poses, see how each muscle is used, how slight alterations of a pose can enhance or reduce effectiveness, and how the spine, breathing, and body position are all fundamentally linked.
Whether you are just beginning journey or have been practicing yoga for years, Yoga Anatomy will be an invaluable resource – one that allows you see each movement in an entirely new light.
Author Leslie Kaminoff is a recognized expert and teacher in anatomy, breathing, and bodywork. He is the founder of The Breathing Project, New York City’s premier yoga studio dedicated to the teaching of individualized, breath-centered yoga practice and therapy.

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 69
Março 2020
Título: O equilíbrio perfeito – Aprendendo a lidar com suas emoções
Autor: Dominique Chapot
Editora: Editora Vozes
Reconciliar-se com suas emoções é o maior desafio do ser humano, hoje. Há muito tempo as emoções foram retiradas da pauta do dia-a-dia e nós acabamos nos distanciando do nosso mundo interior, de tudo aquilo que é subjetivo, e fomos levados a privilegiar a pragmaticidade em nossas atividades e em nossas relações. No entanto, conhecer nossas emoções faz parte de um projeto maior de autoconhecimento, fundamental para quem deseja construir uma experiência de vida mais equilibrada, essencial para aqueles que sonham com ao bem-estar não só físico, mas também emocional.
Assim, este livro é dedicado a todos aqueles que acreditam existir caminhos que nos levam a lugares mais tranquilos, mais serenos, onde possamos habitar a nossa essência.

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 68
Fevereiro 2020
Título: O Sono de Ganêsha
Autor: João Camacho
Editora: Edição do Autor
” Tenho o privilégio de fazer a apresentação do Livro O Sono de Ganêsha, do ilustre Mestre João Camacho, um dos mais dedicados professores e estudiosos de Yôga em Portugal.
Camacho possui uma qualidade rara que é a capacidade do discernimento entre o autêntico e a adaptação, entre o legítimo e a fraude, entre o original e a cópia.
Pesquisador incansável, debulha bateladas de livros e documentos na busca pelo conhecimento verdadeiro. É um facto que a verdade tem muitas caras. Pois os livros do Mestre Camacho nos brindam com uma das mais fascinantes. Os adeptos de outras correntes devem acolher esta preciosa contribuição como mais matéria-prima para o seu acervo cultural e não como proposta para debate. Estou convencido de que Camacho, assim como todas as pessoas lúcidas e esclarecidas, respeita os demais pontos de vista, mesmo que lhe sejam díspares.
Que estes encantadores ensinamentos encontrem guarida no coração dos leitores e que estes se sintam instigados a aprofundar-se nesta filosofia, são os meus votos afectuosos.
Ao Mestre Camanho, expoente do Yôga, meus agradecimentos por mais esta obra.”
Shrí DeRose

Disponível na Biblioteca DeRose


    • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 67

Janeiro 2020
Título: Yoga Education for Children
Autor: Swami Satyananda Sarazwati
Editora: Yoga Publications Trust

“Yoga Education for Children looks at the teaching of Yoga to chidren of all age groups. The first section addresses the topic of Yoga and education. Articles and advice from international teachers in the field of yogic education explore the specific needs of children anf how yoga can help in their daily life, Topics include: youth problems, integrating yoga into the classroom and improved methods of education. The second section discusses the benefits of yoga therapy in relation to specific groups: the emotionally disturbed, the disabled and juvenile diabetics. The third section on practical yoga provides detailed instructions for asana, pranayama, concentration techniques and yoga games for children of all ages.”

Disponível na Biblioteca DeRose


 

    • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 66

Dezembro 2019
Título: Mantra. Vibración infinita
Autor: Prof. Yael Barcesat

Edição do autor
” desde a antiguidade, os sábios estudaram o efeito dos sons e ultra-sons a nível físico. Uma vibração persistente da frequência adequada é capaz de derrubar uma ponte de concreto em pouco tempo. É lógico que o corpo humano acuse recibo dessas vibrações assim como os corpos inanimados.
(…)
O magnífico legado que constituem os mantras do yoga antigo integra um acervo de conhecimento prático que podem desenvolver e aplicar diariamente aqueles que queiram aprofundar na filosofia prática mais completa que existe.
(…)
Neste livro se encuentram as chaves didácticas para levar este conhecimento de transmissão oral ao grau de excelência e profundidade que é digno de um verdadeiro yôgin.”

Disponível na Biblioteca DeRose


  • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 65

Novembro 2019
Título: TANTRA YÔGA
Autor: António Blay
Editorial Iberia
“Los Yogas son caminos que guían al hombre hasta conducirle al estado de realización. Este es la meta suprema a que puede aspirar el hombre, como tal.
(…)
Los Yogas son muchos, porque muchos son los aspectos del ser humano.
(…)
Sin embargo, hay un Yoga que se considera el más importante, por servir de base al trabajo interior yóguico de todas las otras formas de Yôga. Es el Tantra-Yoga.”

Disponível na Biblioteca DeRose


    • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 64

OUTUBRO 2019
Título: YÔGA E PARTO
Autor: Eliane Lobato

Um livro relatado na primeira pessoa sobre a incrível experiência da vivência do Yôga na concepção , gestação e parto. Explica como o método e as técnicas são aplicadas à mulher grávida e os efeitos produzidos sobre ambos, mãe e bebé.

Disponível na Biblioteca DeRose


    • SUGESTÃO DE LEITURA n° 63

SETEMBRO 2019
Título:Asana Pranayama Mudra Bandha
Autor: Swami Satyananda Saraswati

Disponível na Biblioteca DeRose


    • SUGESTÃO DE LEITURA nº 62

AGOSTO 2019
Titulo: UPANIXAD DA GRANDE FLORESTA
Autor: António Barahona

“As primeiras Upanixads, entre as quais se conta, com primazia, a da Grande Floresta, datam entre o século VIII ao VI, antes de Cristo. Onze, treze ou catorze, são consideradas como autênticas, antigas e fundamentais, e constituem, propriamente o Vêdanta – o fim do Vêda.”

Disponível na Biblioteca DeRose


        • SUGESTÃO DE LEITURA nº 61

      JULHO 2019
      Titulo: TATTWA SHUDDHI. The Tantric Practice of Inner
      Purification,
      Autor: Swámi Satyásanánanda

    • “The word tattwa is broken up into two syllables: tat meaning ‘that’ and twa meaning ‘ness’.Therefore, tattwa signifies ‘thatness’, which can be further understood as ‘the essence which creates the feeling of existance’. Tattwa is also known as bhuta in the scriptures. Bhuta is another sanskrit term which has a wide range of connotations, but as its meaning coincides in part with tattwa, the two words are commonly used synonymously. The five elements are commonly referred to as pancha mahabhuta or pancha tattwa.Shuddhi is the act of purifying and sadhana is the act of perfecting. Therefore, tattwa shuddhi or bhuta shuddhi sadhana can be understood as ‘perfecting purification of the essence which gives rise to the feeling of existence’. Thus it is a process by which we purify the subtle essence of tattwas of which the body is composed, as well as the underlying consciousness related to those elements.The tantric tradition believes that the ultimate experience is preceded by many stages of purity. Not purity in a religious, moral or ethical sense, but as a scientific process created in the laboratory of the body and mind”

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 60

    JUNHO de 2019
    Título: Le Yoga Tantrique
    Autor: Julius Evola

    Muito de fala sobre Yôga e sobre Tantrismo, mas o que realmente sabemos sobre o Yôga tântrico?
    No tantrismo, encontramos-nos confrontados com uma verdadeira ciência do homem integral, uma ciência onde se estuda as forças cósmicas, psicológicas e outras mais sutis.
    “O Yoga tântrico” é um trabalho excepcional, sem dúvida um dos melhores sobre o tema. Com a profundidade, rigor e clareza a que estamos acostumados, Julius Evola, baseado nos textos originais, quebra e sistematiza a história, as fundações, as correntes e a prática do Tantra.
    Evola, fiel à sua crença na primazia da ação, rompe com a visão ocidental da espiritualidade hindu segundo a qual esta é contemplativa e de fuga do mundo, para ir resgatar o que é dela é activa, já que o tantrismo se define como um caminho prático.
    Embora longe de rejeitar a sabedoria antiga, reagiu, no entanto, contra o ritualismo estereotipada e vazio, contra a especulação pura ou contemplação e contra todas unilaterais ascetismo, mortificações e penitências.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 59

    MAIO de 2019
    Título: Yantra
    The Tantric Symbol Of Cosmic Unity
    Autor: Madhu Khanna

    O yantra é a ferramenta tântrica de ritual e meditação, o diagrama de poder que permite ao homem perceber a unidade do eu e do cosmos. Este estudo revela a dinâmica desse processo, elucidando a complexa estrutura simbólica do yantra com suas camadas de significado metafísico.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 58

    ABRIL de 2019
    Título: Alimentação Natural
    Autor: Dr. José Lyon de Castro

    O naturista é um praticante de uma higiene de vida e de um regime alimentar que constituem a base de uma mente sã num corpo são, com benefícios na alteração da disposição e do estado de saúde.
    O estudo dos alimentos e a ciência da alimentação são grandes temas deste livro, tratados com a profundidade e conhecimentos do naturopata Dr. José Lyon de Castro, um nome bem conhecido nos meios naturistas portugueses, tendo dedicado grande parte da sua vida ao estudo e prática da naturopatia.
    Uma obra fundamental para aqueles que se interessam por alimentação natural.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 57

    MARÇO de 2019
    Título: Consciência em Movimento
    Autor: Melina Flores

    Neste livro a autora, Prof. Melina Flores, demonstradora de coreografia há mais de 20 anos, compila a sua experiência passando aos leitores preciosos conhecimentos sobre a execução de ásana e a composição de coreografias.
    Segundo Shri DeRose, Melina Flores é hoje um símbolo vivo e um ícone de perfeição na execução do ásana.
    Na prática diária da coreografia de ásana, encontramos motivação para nos aperfeiçoarmos e nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos, um verdadeiro processo de autoconhecimento e autoestudo.
    A criatividade, autossuperação, disciplina, força, arte, elegância, beleza e leveza caracteriza as coreografias de SwáSthya Yôga.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 56

    FEVEREIRO de 2019
    Título: Anatomy Of Hatha Yoga. A Manual for Students Teachers And Practitioners
    Autor: H. David Coulter

    Vencedor de um Benjamin Franklin winner for Health Wellness & Nutrition, “Anatomy of Hatha Yoga” continua a ser a fonte de maior autoridade que correlaciona o estudo do Hatha Yôga com a anatomia e a fisiologia.
    O livro apresenta a anatomia do Yôga em termos científicos, respeitando, ao mesmo tempo, seus princípios. O autor discute as premissas básicas do Hatha Yôga com material aceite nas ciências biomédicas, evitando expressamente comentar conceitos não físicos como o prána. Já o ásana é explicado em detalhe e representado em fotografias coloridas de excelente qualidade, acompanhadas por diagramas anatómicos para ilustrar processos críticos e grupos musculares.
    Um livro fundamental tanto para Instrutores como para praticantes de Yôga.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 55

    JANEIRO de 2019
    Título: LA LÉGENDE IMMÉMORIAL DU DIEU SHIVA
    Le Shiva-purâna
    Autor: Traduzido do sânscrito por Tara Michaël

    Para estudar mitos e religiões que concedem supremacia metafísica a Shiva, nada bate a leitura de um texto como Shiva-Purána. É uma coleção básica dedicada a celebrar a glória do princípio supremo adorado sob esse nome. Conta de maneira pitoresca os atributos de Shiva, seus emblemas, seus nomes, suas formas, seu gesto divino, os mitos e ritos que transmitem sua adoração. Precisamos reservar um tempo para nos deixarmos penetrar por esses mitos, deixá-los viver em si mesmos e decantar, deixar que eles revelem as facetas do seu simbolismo, entendê-los sem intelectualizá-los, o que seria uma maneira de escapar de seu impacto e para fugir do conteúdo da experiência e do verdadeiro entendimento, não formulados conceitualmente, que eles são levados a trazer. Ouvindo mitos antigos com um novo ouvido, descobrindo o seu alcance atemporal, deixando os poderes da imaginação levantar voo e explorar o incrível entrelaçamento dos aspectos da vida real, tal é a aventura que os Puranas em geral nos oferecem, e o Shiva-Purána em particular.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 54

    DEZEMBRO de 2018
    Título: Yoga Education for Children
    Autor: Swami Satyananda Saraswati

    Destinado como uma diretriz a instrutores de Yôga com base na experiência de vários autores que ensinaram Yôga a crianças em ambientes muito diferentes por um número considerável de anos. Oferece abordagens que podem ser usadas tanto por instrutores como pelos pais para introduzir Yôga a crianças de diferentes faixas etárias. Inclui tópicos como: melhores métodos de educação, integração do Yôga na sala de aula, a causa da inquietação estudantil e o seu remédio.
    Além disso, o livro apresenta algumas das formas que alguns professores adoptaram de acordo com as suas próprias exigências e restrições específicas.
    Este é um livro sobre Yôga compilado com as crianças em mente. A primeira parte explica quais as práticas de Yôga que são particularmente benéficas para crianças de diferentes idades. Oferece abordagens que podem ser usadas tanto por instrutores como pelos pais para introduzir Yôga a crianças de diferentes faixas etárias. Inclui tópicos como: melhores métodos de educação, integração do Yôga na sala de aula, a causa da inquietação estudantil e o seu remédio.
    A segunda parte centra-se na terapia de Yôga para crianças e descreve situações reais onde o Yôga foi usado para ajudar a superar problemas específicos na infância.
    A terceira parte contém uma ampla gama de técnicas e atividades de Yôga para crianças, incluindo: ásana, pránáyáma, jogos, yôganidrá, meditação e histórias.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 53

    NOVEMBRO de 2018
    Título: Meditação e autoconhecimento
    Autor: Mestre DeRose

    Para ensinar meditação, é imprescindível que o ministrante tenha experiência prática e anos de adestramento para que saiba solucionar as dificuldades dos alunos. Mestre DeRose comemora mais de 50 anos de ensino de meditação nas universidades federais, estaduais e católicas de quase todos os estados do Brasil em cursos de extensão universitária. Quanto à experiência pessoal, DeRose já vivenciou estados que se encontram um patamar acima da meditação, algumas vezes na própria Índia, para onde viajou durante 25 anos.
    Neste livro, de forma clara e didáctica, Shri DeRose esclarece as etapas para atingir o grau de meditação e como o treino actua sobre o praticante. Além disso, descreve diversas técnicas que podem facilmente ser aplicadas pelo leitor, a fim de ampliar a sua consciência e, a partir disso, cultivar maior lucidez em todos os âmbitos da vida.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 52

    OUTUBRO de 2018
    Título: SHIVA E DIONÍSIO
    Autor: Alain Daniélou

    Para Alain Daniélou o ocidente perdeu a sua própria tradição e afastou o homem da natureza e do divino. Neste livro Alain Daniélou leva-nos a descobrir que os ritos e as crenças do mundo ocidental são muito próximos do shivaísmo e facilmente explicáveis com a ajuda dos textos e ritos preservados na Índia. Foram as religiões relativamente recentes do mundo ariano e semítico – judaísmo , cristianismo, islamismo e comunismo – que afastaram o homem do resto da criação e da experiência religiosa e mística milenar, cuja tradição se preserva na Índia até aos nossos dias e que o Ocidente deverá encontrar, se pretender sobreviver.

    Disponível na Biblioteca DeRose


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 51

    SETEMBRO de 2018
    Título: MUDRÁS – As mãos como símbolo do Cosmos
    Autor: Ingrid Ramn-Bonwitt

    Mudrá, primeiro anga do ády ashtánga sadhána, tema do curso mensal ministrado pelo Mestre João Camacho. Gesto reflexológico, simbólico e magnético feito com as mãos.
    Gestos de poder do Yôga Antigo, com aplicações na prática, em cada um dos anga. Gestos que comunicam com intenção e de forma subtil com aquele que os observa de forma atenta.
    A obra, parte do simbolismo da dança cósmica, passando pela filosofia e práticas tântricas, realizando uma interpretação da linguagem do Yôga, através do simbolismo dos gestos feitos com as mãos.

    Disponível na Biblioteca DeRose.


      • SUGESTÃO DE LEITURA n.º 50

    AGOSTO de 2018
    Título: Yôga. Imortalidade e liberdade
    Autor: Mircea Eliade

    Um dos maiores historiadores das religiões do mundo. Uma obra que se tornou um clássico e fonte de referência para os estudiosos.

    Conforme texto de apresentação do próprio livro, o autor, familiarizado com o universo dos símbolos, mitos e ritos mágico, procura sistematicamente a aproximação das filosofias orientais e ocidentais. Sem perder a precisão acadêmica, adentra em um universo imagético tornando compreensível à nossa mentalidade as mais variadas visões do mundo. Mircea Eliade, como um arqueólogo de ideias, vai resgatando as origens teórico-práticas de uma disciplina vasta, abrangendo conceitos de fisiologia, psicologia, metafísica. Este rastrear as origens através do antigo dravidismo, do brahmanismo, hinduísmo, tantrismo, alquimia indiana e erotismo místico, nos dá acesso a uma paisagem onde ideias e práticas transitam – às vezes de maneira evidente, outras de forma velada – fecundando o tecido social e espiritual das culturas.

    Disponível na Biblioteca DeRose (Uma grande obra, agora disponível para venda no Espaço Cultural – Ashram Pashupati)


      • SUGESTÃO DE LEITURA

    AGOSTO 2012
    Titulo: A FORÇA DA GRATIDÃO (Pújá),
    Autor: Ségio Santos

    Pújá é um comportamento universal de gratidão, reverência e lealdade que manifesta-se através de pensamentos, palavras, gestos e obras. O pújá corresponde a uma das partes do SwáSthya, o Yôga Antigo. ( pag.15 )

    Pújá (1), do sânscrito (2) , traduz-se como oferenda, honra, adoração, respeito, reverência, veneração ou homenagem. Acredita-se que o termo seja derivado de pu-chey (oferenda de flores), proveniente do dravídico, uma das línguas que deram origem ao sânscrito.
    Este, por sua vez, influenciou etimologicamente diversos idiomas modernos, provavelmente, até o português.
    O verbo pujar, por exemplo, significa superar, suplantar; o adjetivo pujante: possante, potente, fecundo; o substantivo pujança: força, vigor, energia, grandeza. Isso pode ser apenas coincidência, mas o fato é que em nossa língua todos esses significados têm muita
    semelhança com a acepção do termo em sânscrito, denotando o seu grau de importância.

    (1) Pronuncie púdja, com a tônica no u.
    (2) O sânscrito é uma língua morta, tal qual o latim, só que mais antiga. O sânscrito é
    aplicado em várias atividades humanas: na música , nas ciências e nas filosofias hindus
    em geral. (pag.17)

    O PÚJÁ NO YÔGA

    O pújá no Yôga é realizado tanto na forma de reverência, oferenda e demonstração de lealdade, quanto por meio dos serviços prestados aos instrutores, mestres e demais preceptores de uma linhagem. O objetivo do Yôga é expandir a consciência a patamares superlativos. Por meio de uma determinada combinação de técnicas, o praticante desenvolve-se de maneira gradativa, ampliando sua vitalidade orgânica, passando pelo aprimoramento emocional e mental, até o
    aperfeiçoamento no plano intuicional e monádico. Durante o processo evolutivo aprimora-se o ego, ferramenta importante que deve ser aproveitada pelo ser humano. Para tanto, é preciso não se deixar conduzir por ele, mas guiá-lo para fins construtivos. Um dos principais motivos pelos quais centenas de linhas de Yôga têm surgido é a hipertrofia do ego de alguns Instrutores. Estes, muitas vezes, acham que já sabem o suficiente e abandonam seus Mestres para “criar” seu próprio Yôga (!).
    No entanto, fora da relação Mestre-discípulo, a meta do Yôga dificilmente é alcançada. Para transcender nossa personam, é preciso contar com a interferência gravitacional de um Mestre. Inicialmente, é necessário educar-se na arte de servir. Tal atitude denomina-se gurúsêvá, primeira e mais importante fase do discipulado. E é nessa fase educativa que se aprende o significado do pújá: torrente de luz a nos levar pelo mar da sabedoria que integra a prática milenar do SwáSthya, o Yôga Antigo. (Pags. 19 e 20)

    Parte inicial do livro dispônivel em http://www.editoranobel.com.br/arquivos/2008017.pdf

    Disponível na Biblioteca DeRose